Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

As relações internacionais

O relacionamento internacional com outras instituições congéneres é uma das vertentes importantes do trabalho da Associação.

Desde a sua fundação a ANDC tem valorizado a ligação às dinâmicas de microfinança que se desenvolvem pelo mundo inteiro e, em particular, na Europa. Dos contatos estabelecidos e das dinâmicas que tem ajudado a criar, a ANDC tem retirado experiência, conhecimento e capacidade de corrigir comportamentos e perspetivar ações futuras.

Para além de múltiplas relações de caráter bilateral, a ANDC é uma parceira ativa e permanente da organização europeia de microcrédito (sobretudo países da anterior Europa Ocidental) que assume a designação de "Rede Europeia de Microfinança" (REM).

REM
Na Rede Europeia de Microfinança (REM) estão envolvidas mais de 50 instituições de microfinança e a ANDC é uma das parceiras mais ativas, tendo já pertencido, por várias vezes, à sua Direção, composta por 7 membros.
A ANDC está, igualmente, atenta às iniciativas do Microfinance Center (MFC), organização equivalente à REM, que envolve, sobretudo, organizações dos países da anteriormente designada Europa do Leste.

EFIN
A ANDC é também membro da EFIN – European Financial Inclusion Network, a qual tem como objetivo combater a exclusão financeira e adaptar os produtos existentes no mercado às necessidades das pessoas.

Pelo Mundo Inteiro
Na cimeira mundial realizada no fim de 2006, no Canadá, as instituições de microcrédito de todo o mundo comprometeram-se a acabar, até 2015, com cerca de um quarto das situações de pessoas mergulhadas na pobreza extrema, através do microcrédito. Algo de equivalente, em Portugal, significaria que deveríamos ser capazes de promover a realização de 15 000 negócios por ano, até 2015. Isto mostra bem, salvaguardas as devidas distâncias, o caminho que, ainda falta percorrer.