Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

Voluntariado

Desde o seu início, a ANDC entendeu o Voluntariado como uma vocação e uma exigência.

Uma vocação, porque entende que um projeto como o do microcrédito não se pode desenvolver apenas suportado pela atividade dos técnicos que trabalham na ANDC; o voluntariado dá-lhe o calor e o sentido da solidariedade, componentes indispensáveis em todas as iniciativas que pressupõem um compromisso cívico.

Uma exigência, porque a disponibilidade e competência de todos são importantes no apoio à consolidação das iniciativas dos microempresários e à sustentação do funcionamento corrente da Associação.

O voluntariado encontra-se organizado em várias áreas:

  1. O Atendimento: tem como vocação acolher todos os que se dirigem à ANDC, pessoalmente, por telefone, ou outra via, escutando os seus propósitos e esclarecendo as condições e procedimentos de acesso ao microcrédito;
  2. As Comissões de Crédito: equipas permanentes às quais são obrigatoriamente submetidos todos os projetos de negócio que a Equipa Técnica entende estarem maduros para ser enviados para os bancos, solicitando financiamento;
  3. Projetos concretos: na ANDC há grupos de voluntários/as responsáveis pelo desenvolvimento de projetos concretos: criação de novos serviços de apoio aos microempresários/as; organização de conferências e seminários; representação externa da ANDC; projetos pontuais da iniciativa da Direção; etc…;
  4. Animação da relação entre associados e microempresários: muitas iniciativas visando o fortalecimento destas relações pessoais têm vindo a ser animadas por equipas de voluntários.

Não terminam aqui as necessidades de ações de voluntariado dentro da ANDC. As capacidades dos potenciais voluntários podem ir muito mais além. A ampliação da dimensão do voluntariado dentro da ANDC apenas depende da generosidade de todos os que se mostram disponíveis para colaborar com a ANDC – esperamos que sejam em cada vez maior número.

Fica o convite para quem para tal se sinta vocacionado.

Pode manifestar a sua disponibilidade e assinalar as áreas de trabalho em que gostaria de se empenhar enviando à ANDC por mail a ficha de voluntário (doc) preenchida.