Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

ANDC-18 Anos ao Serviço da Inclusão Económica e Social em Portugal

ESTUDO

A Associação Nacional de Direito ao Crédito celebra em Dezembro próximo 20 anos de existência e atividade no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade económica, através do acesso ao microcrédito para criação do próprio emprego ou de microempresas. A publicação ANDC- 18 Anos ao Serviço da Inclusão Económica e Social em Portugal dá conta da atividade desenvolvida até 2016.

Passados quase 20 anos desde a introdução do microcrédito em Portugal, pela ANDC em parceria com o IEFP e o BCP Nova Rede a que posteriormente se juntaram outros bancos, é tempo de  fazer um balanço da experiência e dos seus ensinamentos e iniciar o debate, que nos parece necessário, sobre os desafios que hoje se colocam ao microempreendedorismo inclusivo.

Desde a sua fundação, em Dezembro de 1998, a ANDC vem promovendo a afirmação do microcrédito inclusivo em Portugal. Essa atividade é retratada por dois números: mais de 2 200 micronegócios criados e mais de 15 milhões de euros de empréstimos concedidos.

A procura do microcrédito para a concretização do direito à iniciativa económica por quem não tem acesso ao crédito comercial respeita às diferentes idades da vida ativa, com maior concentração nos grupos etários 25-34 e 35-44 anos, respetivamente 38% e 29%. Sem distinção de género, tendo as mulheres perdido a ligeira maioria que detinham na fase inicial até 2004.

Link para PDF