Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

Da ideia à concretização

Da Ideia ao Negócio 
 

Como transformar a ideia num projeto concreto?

O financiamento através da modalidade de microcrédito é um processo que só deve ser iniciado quando existem respostas concretas a perguntas tais como: o que se pretende fazer ou vender, onde, a quem, qual a previsão de vendas e, essencialmente, de que forma o produto oferecido se distingue da concorrência. Quanto mais preparado o candidato estiver para responder a estas questões mais rápido é todo o processo.

Na ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito esta operação é apoiada por um dos técnicos de microcrédito, designado para cada caso, encaminhando o candidato na construção do dossier de investimento. O técnico analisa os elementos obtidos pelo candidato, solicita as informações em falta, propõe ajustamentos das previsões e constrói o plano de negócios. Posteriormente, o projeto é analisado por uma comissão de crédito independente constituída por 6 voluntários da ANDC, que pode ou não aprovar o projeto. Após esta fase, o projeto é ainda analisado pelo banco escolhido pelo candidato e, tomada a decisão de financiamento, segue para a contratação e o candidato pode dar início à concretização da sua ideia. Nesta altura inicia-se o acompanhamento do negócio pelo Técnico de Microcrédito até ao pagamento integral do empréstimo.

Texto adaptado do artigo "O papel do microcrédito na concretização de ideias de negócio" de Edgar Costa, disponível na Revista Invest